Falácias

Dicto Simpliciter
Quer dizer um argumento baseado numa generalização não qualificada. Por exemplo: o exercício é bom, portanto todos devem se exercitar.
        O argumento é uma falácia. Dizer que o exercício é bom é uma generalização não qualificada. Por exemplo: para quem sofre do coração, o exercício é ruim. Muitas pessoas têm ordem de seus médicos para não exercitarem. É preciso qualificar a generalização. Deve-se dizer: o exercício é geralmente bom, ou é bom para a maioria das pessoas. Do contrário está-se cometendo um Dicto Simpliciter.


Generalização Apressada
ex:você não sabe falar francês, eu não sei falar francês, Petey Bellows não sabe falar francês. Devo portanto concluir que ninguém na universidade sabe falar francês.
       A generalização é feita apressadamente. Não há exemplos suficientes para justificar a conclusão.


Post Hoc
Ex: Não levemos Bill conosco ao piquenique. Toda vez que ele vai junto, começa a chover.
Isso não é válido pois não é Bill quem causa a chuva.


Premissas Contraditórias
ex: Se Deus pode fazer tudo, pode fazer uma pedra tão pesada que ele mesmo não conseguirá levantar? _Pode!
    Mas se Ele pode fazer tudo, ele pode levantar a pedra!
Quando as premissas de um argumento se contradizem, não pode haver argumento. Se existe uma força irresistível, não pode existir um objeto irremovível.


Ad Misericordiam
ex: Um homem vai pedir emprego. Quando o patrão pergunta quais as suas qualificações, o homem responde que tem uma mulher e dois filhos em casa, que a mulher e aleijada, as crianças não tem o que comer, não tem o que vestir nem o que calçar, a casa não tem camas, não há carvão no porão e o inverno se aproxima.
      Isso não é um argumento. O homem não respondeu à pergunta do patrão sobre as suas qualificações. Ao invés disso, tentou despertar a sua compaixão. Cometeu a falácia de ad misericordiam.


Falsa Analogia
ex: deviam permitir aos estudantes consultar seus livros durante os exames. Afinal, os cirurgiões levam as radiografias para se guiarem durante uma operação, os advogados consultam seus papéis durante um julgamento, os construtores têm plantas que os orientam na construção de uma casa. Por quê, então, não deixar que os alunos recorram a seus livros durante uma prova?
     o argumento é falacioso. Os cirurgiões, os advogados e os construtores não estão fazendo teste para ver o que aprenderam, e os estudantes sim. As situações são completamente diferentes e não se pode fazer analogia entre elas.


Hipótese contrária ao fato
Ex: se Madame Curie não deixasse, por acaso, uma chapa fotográfica numa gaveta junto com uma pitada de pechblenda, nós hoje não saberíamos da existência do rádio.
      Isso é uma falácia. Madame Curie teria descoberto o rádio de alguma outra maneira. Talvez outra pessoa o descobrisse. Muita coisa podia acontecer. Não se pode partir de uma hipótese que não é verdadeira e tirar dela qualquer conclusão defensável.


Envenenar o poço - Dois homens vão começar um debate. O primeiro se levante e diz: ‘o meu oponente é um mentiroso conhecido. Não é possível acreditar numa só apalavra do que ele disser’
        Isso não é justo. O primeiro envenenou o poço antes que os outros pudesse beber dele. Atou as mãos do adversário antes da luta começar



6 comentários:

  1. Bem que poderia dizer a fonte, né?

    (O Amor é uma Falácia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vdd, concordo , estava procurando uma segunda explicação justamente por causa do texto (O Amor é uma Falácia).

      Excluir

    2. Pensei a mesma coisa, foi
      Ctl C Ctl V

      Excluir
  2. Muiiiiiiiiiiiiiiiiito bom !!! adorei, super demais essas explicações que foram dadas de forma simples e de fácil entendimento. Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Ajudou muito no meu dever de filosofia!! vlw

    ResponderExcluir
  4. Muito obg ajudou muito minha lição de casa obg mesmo

    ResponderExcluir